📷 por LChacal, algures por Santa Cruz
Já o fiz em 2015 e planeio escrever um resumo de cada ano até lançar o meu próximo projecto (já explico melhor). Isto serve para eu medir o meu progresso, mas também pode ser útil para quem passe pelo mesmo que eu. “Quero construir uma vida com mais tempo que dinheiro.” Foi a única coisa que pedi no ano passado e foi exactamente aquilo que aconteceu. Começando pelo pior…
O ano começou com poucas reservas de trabalho porque subi os meus preços mas, mesmo assim, no final do primeiro trimestre, a maior parte já estava marcada! Embora tenha aceite menos trabalhos (cerca de metade do que o ano passado) e os lucros tenham sido razoáveis, foi o “suficiente” para finalmente conhecer o significado de “bater no fundo”.
Bater no fundo porque a certa altura só tinha 1 cêntimo na conta (entre aspas porque não foi o fim do mundo). Sobretudo por saber que vou continuar a ter comida na mesa; que vou continuar a ter trabalho com fartura; que tenho um lugar para trabalhar, e material que, mesmo com as suas limitações, até hoje nunca me falhou. Mas atenção: se algum dia a tua única alternativa for sair do teu emprego, planeia bem o teu percurso e, mesmo que juntes uma boa quantia de dinheiro, tem muito cuidado com os gastos porque garanto que o dinheiro voa.
Mesmo tendo material que não me falha, a verdade é que sinto muito a falta de uma câmara capaz de produzir slow-motion. O facto de tornar tudo mais épico dá-me a certeza de que poderia criar vídeos de qualidade muito superior para os meus clientes. O 4K começa a tornar-se o novo standard e penso que muita gente já tem televisores 4K, pelo que seria bom poder entregar um trabalho nessa resolução. O computador que utilizo para edição de vídeo já viu melhores dias… Pudera, aqui há dias pus-me a fazer contas e percebi que já tem seis anos! O velhote está com imensa dificuldade em aguentar efeitos, correcções, estabilizações, etc. Vejo-me forçado a reproduzir os vídeos a ¼ da resolução e, no final de cada projecto, arrasta-se por todo o lado, só que o problema é que esta lentidão dá azo a atrasos e distracções, como o YouTube.
Para mim o YouTube é como uma bola de neve… Vou lá e a maioria dos canais a que estou subscrito são sobre as tecnologias que uso diariamente. Todos os dias sou bombardeado com novos produtos que me iam facilitar imenso a vida e, por isso, distraio-me com alguma facilidade. Tenho de estar atento para saber distinguir bem o que quero do que realmente preciso, até porque grande parte das vezes devia era estar atento ao trabalho.
A única coisa boa disto é que, quando chegar a altura de renovar o material, tenho a certeza que vou fazer um investimento muito bem pensado. Se também te deixas levar pela pesquisa de material novo, por muito que custe (se custa!), tenta deixar isso para quando já tiveres poupado algum dinheiro. Fazer isso quando não tens dinheiro só cria ansiedade e frustração.
"Do What You Can, With What You Have, Where You Are"
Theodore Roosevelt
Estas pessoas dão todo o apoio que precisamos, seja moral ou financeiro. Um exemplo muito simples foi ver a Ana pagar as nossas compras semanais no dia em que realmente batemos no fundo.@joaopedrovideo If you’re really passionate about it then screw it, just do it!
— Richard Branson (@richardbranson) February 4, 2016
A ela não lhe “custou” nada e eu faço o mesmo quando ela precisa, mas foi o suficiente para eu me sentir muito, muito grato.
Com isto não digo que devas ficar de braços cruzados à espera que te ajudem. Pelo contrário! Certifica-te apenas que dás o devido valor às pessoas que continuam a cuidar de ti mesmo quando a vida não corre tão bem. Estamos cá uns para os outros.
É nesta sala que faço edição de vídeo e, durante algum tempo, trabalhei nesta secretária cheia de cabos e coisas que já não eram utilizadas há anos! Já a Ana trabalhava numa mesa redonda de reuniões nada confortável.
Estas coisas começaram a tornar-se uma distracção e, para arrumar as ideias, decidi mudar a configuração das secretárias, gerir melhor os cabos e melhorar o ambiente em geral.
Depois do reboliço, o espaço de trabalho ficou muito mais organizado, mais confortável para ambos e muito mais fácil de limpar e manter.
Também tive a oportunidade de melhorar algumas coisas na minha secretária, como eliminar os cabos ao passar para um rato e teclado wireless.
O rato é um MX Master da Logitech que a Ana me ofereceu no meu aniversário (prenda altamente) e é prova de como pequenas coisas ajudam imenso à produtividade. O scroll horizontal melhorou bastante a maneira como navego pela timeline do Adobe Premiere.
Desta forma, garanto que os ficheiros mais importantes estão seguros, o que me dá mais paz de espírito e transmite mais confiança aos clientes.
O SSD é um Samsung 850 EVO que também tive oportunidade de instalar e digo-vos que é dos melhores upgrades que se pode fazer a qualquer computador!
"It’s not the hours you put in your work that counts,
it’s the work you put in the hours."
Sam Ewing Se quiseres ser dos primeiros a conhecer este projecto, deixa o teu e-mail em baixo:
por João Pedro Reis | 16 Novembro 2016