Recursos & Ferramentas

Bom material, bom software e serviços não garantem bons trabalhos, mas dão-nos muitas opções criativas que nos podem abrir muitas portas.

Nesta página vais encontrar uma lista de todos os recursos, ferramentas e serviços que eu uso diariamente. Todos estes produtos listados aqui são essenciais para o meu trabalho e ideias que estou a desenvolver.

Antes de continuares, um aviso importante:

Alguns destes links são links de afiliado, o que significa que se escolheres fazer uma compra através destes links, eu vou ganhar uma pequena comissão. Esta comissão não tem nenhum custo adicional para ti. Todas estas recomendações são produtos que uso todos os dias e recomendo-os porque são mesmo úteis para aquilo que eu faço. Por favor, avalia bem o que precisas mesmo e apenas investe esse dinheiro se sentires que te vão mesmo ajudar a atingir os teus objectivos.

Para manter as coisas minimamente organizadas, vou dividir isto entre estas secções:

  • Material para captação
  • Computador e componentes para edição de vídeo
  • Software e Serviços
  • Livros


Material para captação

Estes são todos os produtos que adquiri ao longo do tempo, desde que comprei a minha primeira câmara para vídeo. Aqui entra tudo, desde a câmara, à lente, ao microfone e todo o tipo de acessórios que compõe o meu actual rig que tem como base a brutal GH5.


Camera Provavelmente a mirrorless com mais features dedicadas para vídeo em 2018. Muito versátil e personalizável.
Cage Não só protege a GH5, como oferece um melhor grip e melhores opções para montar outros acessórios como o microfone e o led.
Adaptador A 18-35 1.8 fica aproximadamente uma 25-50 f1.3. Escolhi o ultra 0.71 para evitar vignetting.
Lente Uma zoom rápida e muito definida! Tudo o que preciso.
Anéis Magnéticos Anéis magnéticos para pôr e tirar o filtro num abrir e fechar de olhos.
Filtro ND Variável Controlo melhor da luz, para manter uma abertura baixa e ter um bom efeito de profundidade durante horas de luz mais forte.
screen protector O protector de ecrã protege dos riscos e isso traz-me paz de espirito.
Cartões SD Escolhi 128GB para me limitar e assim evitar encher os meus discos. 2 sd's para captar um projecto inteiro e em modo backup.
Microfone Excelente preço para a qualidade e para o tamanho! Já traz cabo, shockmount da Rycote e deadcat. Alimentado pela camera.
Baterias 4 baterias originais da Panasonic, por uma questão de segurança.
Carregador baterias Permite-me carregar 2 baterias e carregar algo por USB em simultâneo. Também traz uma placa para carregar pilhas AA.
Manfrotto MVMXPRO500 O MVMXPRO500 da Manfrotto é quase obrigatório para o trabalho que faço como videógrafo. O único pormenor do meu é que escolhi as secções em carbono.
Gravador + lavalier É o combo de gravador/lavalier mais compacto e mais prático. O conector do microfone é enroscado no gravador para uma segurança adicional.
MicroSD gravador Micro SD de 32Gb para o Tascam DR-10L. Suficiente para horas e horas de gravação.
Led O led mais potente, mais forte e pequeno do mercado. Iluminação Bicolor 2800-6500K.
Backup camera A Nikon D7000 juntamente com a 17-55 2.8 permitiu crescer e desenvolver o meu negócio até 2018. Vou continuar a usá-la e agora é a minha backup.
nikon lens Nikon 17-55 f2.8 é uma zoom excelente para DX. Muito versátil e resistente.
Mala Design simples e minimalista. Adoro que seja preta, adoro o acesso rápido e a oganização desta mala.
Mala de apoio Muito útil para guardar acessórios como o filtro e baterias que não estão em uso.
Strap Espessura ideal. facilmente ajustável e muito prática com este sistema de quick-realease.
Hand strap Para uma segurança extra. Quando não está em uso, fica guardada no pulso como uma bracelete por causa do iman imbutido na correia.
Carregador + Pilhas Carregador muito útil com indicadores do estado de cada pilha. Levo estas AA's na minha mala só para o caso de serem precisas.
Pilhas As AAA's que uso para alimentar o meu DR-10L e alguns outros acessórios aqui de casa.



Computador e componentes para edição de vídeo

Quando decidi começar a fazer vídeo profissionalmente, o meu computador pré-montado tinha como processador um i7 de primeira geração, um i7-870. Não demorou muito até perceber que era inútil para o tipo de trabalho que precisava de fazer e tomei a decisão de fazer um upgrade. Comprei um computador usado a um amigo meu com um i5-6600K, ao qual fui juntando outros componentes mais capazes. Mesmo assim, assim que punha um vídeo a exportar, o computador ficava inutilizável. Por isso em 2018, montei pela primeira vez um computador com o i7-8700K. Foi o maior boost em termos de produtividade para o meu trabalho de edição de vídeo. Acho muito importante trabalhar com material que, sobretudo, não te traga frustração, por isso eis a lista actualizada de componentes da minha workstation:


CPU O 8700K com 6 cores e 12 threads pareceu-me uma das melhores opções tendo em conta o preço.
CPU Cooler Não só arrefece bem o processador, como o faz com estilo.
Motherboard Design mesmo no limite do "agressivo", mas sem dúvida que as linhas e o aspecto mais escuro ajudaram com a escolha.
GPU 1070ti, com 2432 CUDA Cores, a melhor escolha para Premiere Pro.
RAM (2x 16GB) 32GB 2400MHz DDR4
Wi-fi card Dado que a Z370-F não tem wi-fi, arranjei esta placa PCIe da TP-Link que já está preparada para 802.11ac.
Disk 1 250GB SSD | SO, Programas - suficiente para o sistema operativo e todos os programas que tenho instalados.
Disk 2 250GB SSD | Cache, Scratch Files - Para manter o Premiere Pro optimizado e a correr bem.
Disk 3 1TB SSD | Pessoal - Para os meus ficheiros pessoais tipo imagens, vídeos, jogos, etc.
Disk 4 1TB NVMe M.2 | Desktop, Projectos correntes - Para o meu ambiente de trabalho, por vezes desarrumado, e para os projectos que estou a editar.
Disk 5 4TB HDD | Projectos Completos, Backups Locais - Para os projectos que já terminei e para backups locais dos outros discos.
Sata Cables 5 Cabos SATA 3 da CableMod modelo ModFlex. 3 cinzentos para os SSD's e 2 azuis para os HDD's.
PSU 750W 80+ Gold, standard para boas fontes de alimentação.
Case Bem espaçosa! Foi muito fácil de trabalhar nesta case e adoro a organização dos discos.
Monitor 24 polegadas FHD. Não comprei o de 25 4K porque investimos em 2 destes, um para mim e outro para a Ana.
Mouse O melhor rato para edição de vídeo. Com algumas macros e uma roda para scroll horizontal, perfeita para navegar pela timeline.
Keyboard Comprei o kit wireless KM636, mas só uso o teclado. Arranjei mais tarde o apoio de pulso 580-ADLR.



Software e Serviços

Aqui listo todos os programas e serviços que uso diariamente para todas as vertentes do meu trabalho: a parte criativa, vendas, gestão e organização. Recursos perfeitos para aquilo que eu preciso e em que dependo muito. Tudo coisas em que depositei toda a minha confiança num instante, mas que demorei muito tempo a dominar. Por isso, talvez venha a ser uma possibilidade eu ensinar outras pessoas a utilizar estas soluções como eu as uso.


Adobe CC É melhor suite de aplicativos para criadores de conteúdo, seja qual for o tipo. Utilizo mais o Premiere Pro, After Effects, Lightroom e o Audition. Plano mensal da Adobe Creative Cloud.
Notion Notion foi a melhor descoberta de 2018. Onde faço a gestão do meu trabalho para clientes mas também onde escrevo e organizo todas as minhas ideias e projectos. Plano mensal pessoal.
Paperform Este é o serviço que utilizo para apresentar os meus serviços online. Tal como o Notion, é dos melhores investimentos mensais que estou a fazer neste momento.
Backblaze Cloud Backup Backup Online para toda a minha workstation. Backup ilimitado a todos os discos e todos os ficheiros que estão no meu computador.
Vimeo É para o Vimeo que faço o upload do meu trabalho e é onde os meus clienes vêem e fazem download dos seus vídeos. Plano Anual Vimeo Plus.
Dominios.pt Onde compro e faço a gestão dos meus domínios.



Livros

São uma das melhores fontes de inspiração e dão excelentes conselhos práticos sobre como alcançar os teus objectivos. O empreendedor em mim precisa de muita inspiração para continuar a lutar neste mundo altamente competitivo. Abaixo estão os livros que eu tenho e adorei ler, pelo que espero que possas vir a lê-los e talvez te inspirem tanto quanto a mim.


Show Your Work - Austin Kleon Show Your Work - Austin Kleon
Steal Like An Artist - Austin Kleon Steal Like An Artist - Austin Kleon
Manage Your Day-to-day - 99U< Manage Your Day-to-day - 99U
Make Your Mark - 99U Make Your Mark - 99U
Start Where You Are - Chris Gardner Start Where You Are - Chris Gardner
Launch - Jeff Walker Launch - Jeff Walker
Jump Start Your Business - Shark Tank Jump Start Your Business - Shark Tank
The 100$ Startup - Chris Guillebeau The 100$ Startup - Chris Guillebeau
The Little Book of Lykke - Meik Wiking The Little Book of Lykke - Meik Wiking
Persuasion - James Borg Persuasion - James Borg